Close

7 Princípios para nunca mais dormir bem

Trabalhe até bem tarde.

Este princípio raramente falha. Segundo a  Medicina Chinesa,  o trabalho, sobretudo o trabalho intelectual, consome o sangue e o sangue é a casa do shen. Explicando de forma simples: o sangue é um conjunto de fluidos que alimenta o nosso corpo; o shen representa o espírito e engloba simultaneamente os 3 conceitos ocidentais de mente, consciência e alma. A questão acerca do sono é que o shen, que está ativo e interage conosco enquanto estamos acordados, necessita de repouso e de um refúgio protetor enquanto dormimos. Se sangue se estiver debilitado ou agitado (ansiedade), temos dificuldade em dormir ou então não dormimos de todo.

Solução: Marque uma hora para dormir e prometa a si próprio parar de trabalhar pelo menos uma hora antes. É mais fácil recuperar o trabalho do que a saúde.

Coma muito antes de dormir.

É como se existissem obras de construção civil junto à sua cama. O shen tenta descansar depois de um dia de trabalho, mas o estômago, perto do coração, está ocupado com o processo digestivo, a fazer o seu trabalho, não deixando ninguém dormir.

Solução: Coma mais cedo. Se tiver mesmo de comer tarde, coma uma refeição ligeira e nutriente até apenas ¾ da fome que sente.

Pense bastante e preocupe-se.

Esta é uma das principais causas de insónia. Esta atividade é penosa quer durante o dia, quer antes de ir para a cama, quer enquanto estiver a tentar adormecer. Para além de consumir o sangue está a agitar o coração e a afetar a circulação de energia do coração. A deficiente circulação (palpitações, taquicárdia) pode afetar o coração ou outros sistemas funcionais do organismo, provocando o mesmo resultado que é a dificuldade em adormecer.

Solução: É necessária uma mudança de estilo de vida, fugindo dos pensamentos excessivos ou das preocupações. Para situações esporádicas ou casos agudos, sugerimos que se sente na cama, com os músculos relaxados e inspire profundamente, expandindo o estômago enquanto enche os pulmões de ar sem forçar demasiado. Expire de seguida. Faça isto, focando a sua atenção num ponto cerca de 5 cm abaixo do umbigo. Repita este ciclo 10 vezes, seguindo-se de outras 10 respirações normais sem forçar. Quase sempre esta técnica produz resultados de imediato

Durma num ambiente desconfortável, sobretudo com calor.

Se estiver desconfortável, simplesmente não consegue dormir. O que é que não corre bem? Talvez a almofada? Ou um colchão mais suave, ou mais travesseiro? Janela aberta ou fechada? Existem barulhos? Cortinas mais escuras?

Solução: Não é uma questão específica da Medicina Tradicional Chinesa, mas sim do senso comum. Pode pedir a alguém que lhe faça uma avaliação Feng Shui do quarto, mas a abordagem da questão usando o senso comum normalmente é suficiente.

Sugestão: Deite-se calmamente na sua cama e tente descobrir o que é que o distrai do ambiente sossegado e confortável que necessita. Mentalmente, decida resolver as anomalias detetadas e, enquanto não o faz, concentre-se nas outras sugestões aqui apresentadas. Por vezes o próprio fato de descobrir o que o impede de dormir basta para anular o seu efeito.

Alimente-se mal.

Se não se alimenta bem, ingerindo alimentos completos em nutrientes que necessita para o seu dia a dia e para o sangue, não vai conseguir fazer grande coisa, incluindo dormir bem. Em particular os alimentos que de fato fortalecem o sangue como os vegetais, cereais completos, algumas carnes e algum peixe, ajudam a criar uma ambiente rico no sangue onde o shen se vai sentir confortável.

Solução: Coma o que sabe que lhe faz bem. Os alimentos indicados são um bom começo. Evite os “suspeitos” do costume como os alimentos muito doces, hidratos carbono refinados, etc.

Não cultive a mente, nem o espírito.

Tudo o que fizer para cultivar a sua alma, senão o fizer de forma regular, não deixará efeitos duradouros. Faz-lhe sentido? Talvez você faça yoga, ou dê passeios à noite, ou brinque com o seu cão, ou vá à igreja. Ou então talvez leve a sua espiritualidade tão a sério que fica a contemplar a lua, senta-se para meditar todas as noites, lê toda a literatura sobre espiritualidade que lhe chega às mãos. O que é indissociável é que se tem dificuldades em dormir é porque de alguma forma negligenciou as coisas que o fazem sentir-se mais completo.

Solução: Não se preocupe se as atividades que o fazem sentir-se bem não se enquadram na classificação de “prática espiritual” utilizada pelos media. O que é importante é que o façam sentir em paz e felicidade e que não violem as outras sugestões aqui apresentadas, Seja que atividade for  que lhe proporcione uma sensação de bem-estar e plenitude, faça-o com regularidade. Mesmo que não lhe pareça relacionada com os seus padrões de sono, pratique-a de forma regular que, desde que não existam outros bloqueios na sua vida, vai com certeza dormir bem.

Beba álcool e café em grandes quantidades.

Sabemos já numa perspectiva de medicina ocidental em que medida e porquê estas substâncias prejudicam o sono. E na perspectiva da Medicina Chinesa? Estas substâncias tem por natureza um temperamento quente, o que significa que introduzem calor no organismo, calor esse que vai acumular-se em órgãos e agitar o sangue. Quer o Fígado quer o Coração são ambos facilmente influenciáveis pelo calor. O Coração associa-se ao shen e o Fígado ao hun e ambos são importantes para um sono saudável. Já falámos no shen O hun tem uma correspondência com o subconsciente humano e portanto com os nossos sonhos. Se o fígado e o coração forem afectados pelo calor, então quer o hun quer o shen não conseguem descansar, provocando insônia.

Solução: Beba álcool e café moderadamente, tente não ultrapassar as 2 doses diárias, sobretudo se tem tendência para reter calor. Outra abordagem já tentada é compensar ingerindo substâncias com temperamento “frio”, apesar desta hipótese não ter demonstrado grande eficácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: