Close

A DEPRESSÃO NA VISÃO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Acupuncture Needles and TealightsNa Medicina Tradicional Chinesa a depressão é denominada de “Yu Zheng” e afeta os orgãos Zang. O coração é responsável por proteger o “Shen” ou espírito, que corresponde as respostas emocionais aos estímulos.
A Medicina Tradicional Chinesa tem a visão de que cada um dos orgãos Zang desempenham pápeis fundamentais ligados às emoções. 
A raiva tem ligação direta com o fígado; os pulmões estão relacionados com o sofrimento, a tristeza e com o apego (a coisas, pessoas e acontecimentos); a ansiedade, o medo e o pavor tem ligação com os rins.
Uma das mais importantes características da Medicina Tradicional Chinesa é a integração íntima entre corpo e mente. O Shen comanda as atividades vitais do corpo humano, incluindo o ânimo, o pensamento, além das atividades intelectuais. O Shen em equilíbrio representa boa saúde, a felicidade e a vida se coordenam e se unifica com o meio externo. Qualquer dano ou excesso de estímulo emocional pode prejudicar a saúde tanto a nível físico quanto a nível espiritual, provocando enfermidades.(Ross,1994)
As atividades mentais, bem como as demais atividades vitais, são produtos das atividades funcionais dos orgãos e das vísceras. O coração controla o sangue e os vasos. O sangue é a principal base material das atividades mentais do corpo humano, por essa razão, o coração é responsável pelo controle das atividades mentais.(Ross,1994)
O coração é considerado o principal órgão de controle das atividades mentais . O espírito, a consciência, a memória, o raciocínio e o sono são todos dominados por essa função do coração. “O coração domina os vasos e os vasos alimentam a mente.” Nei Ching.
A mente é uma forma de energia Qi. A mente desenha sua base e nutrição proveniente da Essência Pré-Natal armazenada nos rins e da Essência Pós-Natal produzida pelos pulmões, estômago e baço-pâncreas e por esse motivo são considerados os Três Tesouros. O coração abriga a mente; os pulmões, estômago e baço-pâncreas se relacionam ao Qi e os rins armazenam a Essência(Jing).
O estado da mente também afeta o Qi e a Essência. Se a mente estiver perturbada por estresse emocional, se tornando infeliz, deprimida, ansiosa ou instável, irá afetar primeiramente o Qi e/ou a Essência. Na maioria dos casos, irá afetar o Qi em primeiro lugar. O estresse emocional tenderá a enfraquecer a Essência, quando combinado com o trabalho excessivo ou atividade sexual excessiva, ou quando o Fogo gerado pelas tensões emocionais em longo prazo prejudica o Yin e a Essência.(Chenggu,1992)
O fígado está relacionado às atividades emocionais, especialmente depressão e raiva. Ele tem como função controlar o humor.A depressão mental prolongada ou um acesso de raiva podem enfraquecer o fígado de forma a torná-lo incapaz de estimular o fluxo livre de Qi. A disfunção do fígado geralmente é acompanhada de alterações emocionais, tais como a depressão e irritação
O pulmão controla o Qi e a respiração. Encarrega-se também da ventilação e purificação do ar e da canalização das vias da água. Se o pulmão perder a função de propulsão e descendência da água, a fleuma e a umidade se paralisam, ascendem e transformam a mente, podendo provocar enfermidades mentais.(Ross,1994)
O estômago se encarrega de receber o alimento e o baço-pâncreas se encarrega do transporte e transformação. Se o baço-pâncreas perder a sua função normal, o Qi e o sangue perdem sua fonte de origem e a mente fica mal nutrida, a água e a umidade se acumulam produzindo fleuma que ascende e ataca o coração e a mente podendo provocar enfermidades mentais.
A vesícula biliar governa a decisão, se relaciona à coragem ou covardia do indivíduo. Se o Qi da vesícula biliar é insuficiente, a pessoa terá uma atitude temerosa.
O rim armazena a Essência Vital que produz a medula óssea. Se a Essência do rim não é suficiente, o espírito original não conserva a essência, o adulto envelhece rápido, a inteligência se reduz causando amnésia.
O canal da circulação-sexo se encarrega de transmitir as ordens do coração, administra as atividades emocionais.A disfunção de qualquer orgão exerce influência negativa nas atividades mentais.
O sono é dependente do estado da mente. Se esta for calma e equilibrada, o indivíduo dorme bem. A inteligência também depende do coração e da mente. Mente e coração fracos o indivíduo é lento, se o coração é forte e a mente saudável, a pessoa pode pensar com clareza, a memória é boa, o estado de consciência, o insight são nítidos, a cognição é clara, o sono é profundo, a inteligência é brilhante, as idéias fluem facilmente e a pessoa age com sabedoria.(Maciocia,1992)
A depressão normalmente está associada com deficiência, quando simplesmente não existe energia suficiente para sentimentos positivos; ou com estagnação quando existe energia, mas o fluxo de energia e das emoções está bloqueado. A deficiência também pode estar associada com o excesso, como na depressão maníaca, ou com a irregularidade, como no caso da depressão acompanhada de ansiedade.(Ross,2003)
A depressão corresponde mais ao aspecto Yin e pode estar ligada com cada um dos sistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: