Close

TPM e Medicina Chinesa

IMG_4178A síndrome da tensão pré-menstrual, TPM, é um problema de saúde comum que pode ser tratado com a Medicina Tradicional Chinesa. A TPM ocorre nos sete a dez dias antes da menstrução e desaparece logo após seu início. Causada pelas oscilações do equilíbrio hormonal do estrogênio e da progesterona, seus sintomas incluem nervosismo, irritabilidade, altos e baixos emocionais, depressão, retenção de líquido e dor nos seios. Do ponto de vista dos padrões chineses de desarmonia, todos esses sintomas podem ser determinados com a estagnação do qi do fígado. Como o fígado armazena o sangue e controla o fluxo suave de qi, quase sempre ele é o órgão envolvido nos problemas menstruais. Quando o qi do fígado circula suavemente, o ciclo menstrual também é suave.

A clássica fórmula fitoterápica para a estagnação do qi do fígado é a Xiao Yao Wan. Ela é tomada diariamente até o início da menstruação, interrompida durante período menstrual e recomeçada, diariamente, quando a menstruação acabar. Esse cronograma deve ser seguido por três ou quatro meses e interrompido por um mês.

A acupuntura e a moxabustão também são bastante eficazes no tratamento dos sintomas da TPM. Geralmente, o paciente sente alívio total ainda no consultório. Normalmente, a aplicação de agulha no ponto conhecido como “torrencial” (fígado 3) possui efeitos poderosos. Esse ponto também pode ser massageado em caso de sintomas da TPM ou simplesmente de estresse do dia a dia. Embora a acupuntura alivie rapidamente os sintomas agudos, os casos crônicos geralmente requerem dois ou três meses de sessões semanais, além de tratamento fitoterápico diário até que o problema seja resolvido.

A terapia à base de dieta implica em evitar doces, temperos fortes, como pimentas (em inglês) e estimulantes, especialmente o café, que esquenta o fígado e realmente pode causar esse problema de saúde. Evitar o estresse também ajuda a equilibrar a energia do fígado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: